O objetivo da XCMG é nacionalizar seu modelo de caminhão elétrico, o cavalo-mecânico E7-49T 6×4, atualmente importado da China
Durante sua recente viagem à Ásia e Europa para atrair investimentos para o estado de Minas Gerais, o governador Romeu Zema confirmou que a empresa chinesa XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group), que já fabrica máquinas pesadas para a construção e guindastes em Pouso Alegre, passará a produzir caminhões totalmente elétricos no estado.
O objetivo da XCMG é nacionalizar seu modelo de caminhão elétrico, o cavalo-mecânico E7-49T 6×4, atualmente importado da China. O modelo tem capacidade para transportar até 49 toneladas e é comercializado por aproximadamente R$ 1,3 milhão.
Com sua segunda maior fábrica global localizada em Pouso Alegre, numa área de 1,5 milhão de m² (sendo 1 milhão de m² de área construída), a XCMG investirá na construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento para adaptar o E7-49T 6×4 ao mercado brasileiro.
Segundo Tian Dong, vice-presidente da XCMG para a América do Sul, “A primeira tarefa será estudar como e quando poderemos iniciar a montagem dos veículos no Brasil. Precisamos garantir o fornecimento de lítio e baterias.”
Embora o mercado de caminhões elétricos ainda seja pouco explorado no Brasil – onde os ônibus são os veículos pesados elétricos mais vendidos –, a XCMG aposta no potencial de demanda nacional no segmento de transporte de cargas.
Para viabilizar o projeto, a XCMG está firmando uma parceria com a BYD para o fornecimento de baterias de fosfato de ferro e lítio. Com a participação do governo chinês em ambas as empresas, a colaboração deve ser facilitada.
Ricardo Senda, gerente de veículos elétricos da XCMG, acrescenta: “Há pouco mais de um mês, firmamos um acordo com a BYD na China para o desenvolvimento de baterias para caminhões pesados. Atualmente, nosso fornecedor para o Brasil e América Latina é a CATL, representada no país pela Moura, que também oferece suporte de pós-venda. A expectativa é que em dois anos possamos iniciar a produção local de baterias.”
Assim como a BYD e a GWM, a XCMG está em ritmo acelerado para produzir o modelo E7-49T 6×4 localmente, diante das elevações nas alíquotas de importação para caminhões elétricos, que crescem mais rapidamente do que as de automóveis. A empresa também tem planos para lançar um novo modelo elétrico com capacidade de 80 toneladas.
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