top of page

Vereadores e secretário de Cultura discutem barracas da Festa de Santa Rita.

Janilton Prado participa de reunião da Câmara Municipal para explicar novo modelo das festividades, no Parque de Eventos.

A instalação de barracas comerciais durante a festa da padroeira foi discutida por vereadores e pelo secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Janilton Prado, na reunião da Câmara de Santa Rita do Sapucaí realizada na última terça-feira (18). O debate do tema teve início com a ocupação da “Tribuna Popular” pelo comerciante Douglas Souza Silva, que criticou o novo modelo da programação social da festa, com atividades concentradas no Parque de Exposições e Eventos Prefeito Dr. Antônio Teixeira dos Santos (Campão).


Apresentando-se como “cidadão fiscal enviado pelo povo”, Douglas fez discurso contrário a medidas adotadas pela Prefeitura no planejamento e na organização das festividades, como a padronização das barracas e os valores cobrados dos “barraqueiros” para uso do espaço público. O comerciante defendeu que a Festa de Santa Rita volte a acontecer no centro da cidade, e não “naquele fim de mundo”, referindo-se ao Parque de Eventos, situado no Bairro Jardim das Palmeiras. Ele propôs que as barracas sejam montadas em vias públicas e “de acordo com a condição financeira” de seus proprietários, inclusive com bambus e lonas.


Janilton Prado usou a tribuna em seguida e esclareceu as escolhas e providências do governo municipal relativas à edição deste ano da festa. O secretário explicou que as barracas ficarão em local destinado a eventos, com segurança, higiene, vestiários, instalações elétricas e hidráulicas apropriadas. “A decisão de levarmos a Festa de Santa Rita – apenas a parte social – para o Parque de Eventos foi devido aos inúmeros problemas que a falta de estrutura causava para as pessoas que conviviam com as barracas ou para o rio, que recebia os dejetos, sem falar na condição constrangedora dos comerciantes que vinham de fora sem ao menos contar com um banheiro digno para suas necessidades básicas”, argumentou.


O titular da pasta da Cultura justificou também a padronização das barracas e a tabela de valores para sua instalação no “Campão”. “Os tempos são outros. A realização de um evento passa por diversas etapas, que vão além da cobrança de uma taxa – diga-se de passagem, necessária para um evento de qualidade”, disse Janilton, que completou: “Padronizar as barracas é oferecer mais segurança tanto para quem comercializa suas mercadorias quanto para quem irá festejar, e isso é nossa prioridade”. Depois de discursar, o secretário respondeu questionamentos dos parlamentares sobre atrações e outros detalhes da festa.


fonte: Assessoria de imprensa CMSRS (https://www.santaritadosapucai.mg.leg.br/sala-de-imprensa/noticias/vereadores-e-secretario-de-cultura-discutem-barracas-da-festa-de-santa-rita)

留言


bottom of page