Governo libera kit digital de TV parabólica grátis para quem está inscrito no Cadastro Único
Em breve, as parabólicas tradicionais vão parar de funcionar, por isso precisam ser substituídas pelas novas parabólicas digitais. Isso vai acontecer porque a tecnologia 5G está sendo implementada no Brasil e utiliza a mesma faixa da radiofrequência.
As operadoras de telefonia já estão atuando na ativação da tecnologia 5G em muitas cidades brasileiras. Esse processo começou pelas capitais em junho de 2022 e, desde então, avança por outras cidades brasileiras.
A tecnologia 5G opera na mesma faixa da radiofrequência que o sinal de TV transmitido para as parabólicas tradicionais, a Banda C. Quem utiliza a parabólica tradicional para ver TV precisa substituir seus equipamentos, pela nova parabólica digital e por um receptor com tecnologia apropriada para a Banda Ku.
Quem está inscrito no Cadastro Único tem direito a diversos programas e benefícios do Governo Federal. Uma novidade para esses cidadãos foi anunciada recentemente, trata-se da distribuição gratuita de kits de TV para a troca da antena parabólica por uma nova, que possui sinal digital com maior qualidade.
Quem não fizer a substituição dos equipamentos, pode ficar sem o sinal de TV, pois o 5G em todo seu potencial gera interferência e pode até interromper o sinal transmitido para as parabólicas tradicionais.
Todo procedimento de solicitação é feito pela internet, onde o cidadão precisará agendar um horário para retirar o seu kit através do sistema Siga Antenado;
O Siga Antenado é a entidade que administra a nova faixa de transmissão e a responsável por distribuir de forma gratuita os kits de antenas parabólicas digitais, que migram a Banca C para a Banca Ku.
Comments