Para escolher os arredores do Mineirão como local onde será realizada a etapa da Stock Car em Belo Horizonte, os organizadores do evento consideraram o histórico da região com o automobilismo, já que foram realizadas provas com pilotos famosos, e também o fato de ser um patrimônio histórico.
Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (1/3), o CEO da da Speed Seven Participações, que organiza o evento, e ex-presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, explicou os fatores que levaram à escolha. “Procuramos buscar alguns critérios, como o histórico. O Mineirão já teve corridas no passado, com a presença de grandes pilotos como os Fittipaldi e Toninho da Mata. Esses eventos tinham um público de 100 mil pessoas”, disse.
“O grande cartão postal de Belo Horizonte é a Pampulha, onde tem o projeto arquitetônico, o Mineirão. As imagens vendem BH para todo o Brasil e mundo afora. Esse é um dos objetivos, mostrar nossa cidade, e que muitas pessoas tenham o interesse de conhecer a cidade. Analisamos a viabilidade do local, mas também pensamos no cartão postal da cidade. Por isso, a região do Mineirão foi escolhida. É o maior cartão postal da cidade”, completou Sérgio.
Além do Mineirão, outros dois locais foram estudados. A região onde hoje é o Aeroporto Carlos Prates e a Cidade Administrativa. Questões políticas e de logística fizeram a organização recuar.
No caso do aeroporto, por ter se tornado recentemente propriedade da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e já ter um destino definido, ficaria inviável impedir as obras por cinco anos, período do contrato da corrida com a cidade.
Já para a Cidade Administrativa, parte do traçado da corrida coincidiria com a MG-010, que é a única forma de entrada e saída da região, o que impossibilitaria o evento.
"O Aeroporto Carlos Prates não tem um fácil acesso. Além disso, ele foi repassado do Governo Federal para a Prefeitura de Belo Horizonte há pouco tempo, e há um projeto para a área. Não seria possível esperar cinco anos, que é o período do contrato da corrida na cidade, para começar a fazer as obras. Já a Cidade Administrativa só tem uma entrada, o que inviabiliza", explicou Sérgio.
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