top of page
Writer's pictureTV CULTURA MINEIRA

Rodovia sul mineira terá sistema de pedágio sem cancela em caráter experimental

MG-459 em Monte Sião vai receber o projeto pioneiro no estado. Operação a partir de abril


Um novo sistema de pedágio automático e sem cancela, o chamado free flow, será instalado em caráter experimental em trecho da rodovia MG-459 em Monte Sião, no Sul de Minas. O projeto pioneiro será no km 12,7 segundo a EPR Sul de Minas que mantém a concessão de oito rodovias na região.


O free flow é uma metodologia de passagem que não necessita da instalação dos modelos convencionais de praças de pedágio com cabines e cancelas de cobrança automática. É um sistema inovador que permite o fluxo contínuo de veículos, com mais segurança e fluidez, além de trazer benefícios como agilidade e redução dos impactos ambientais. 


A estrutura do sistema free flow de pedágio e sem cancela é um pórtico que recebe a instalação de câmeras e sensores que fazem a leitura da placa ou etiqueta eletrônica (tag) dos veículos. Os sensores localizados nas estruturas dos pórticos do free flow são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade e acostamento. 


As obras para a montagem da estrutura iniciaram em fevereiro e ocorrem durante a primeira quinzena do mês de março. A previsão é de, em abril, a inovação comece a operar na MG-459. 


COMO SERÁ


Para facilitar o pagamento da tarifa do pedágio, a recomendação é que os veículos estejam com a etiqueta eletrônica de cobrança (tag) previamente instalada no para-brisa, para que o valor seja faturado automaticamente. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, assim como instituições financeiras - os bancos, disponibilizam este serviço por meio dos seus sites e aplicativos.


Além de trazer mais comodidade na forma de pagamento para os usuários, as tags ou etiquetas eletrônicas ainda geram descontos expressivos na tarifa para os condutores de veículos leves. Quem fizer esta opção, pode ter redução de até 72% no valor.


O DUF (Desconto de Usuário Frequente) é disponibilizado pela EPR Sul de Minas e funciona da seguinte forma: a partir da segunda passagem pelo mesmo sentido, dentro do mesmo mês, já iniciam descontos progressivos que vão até a 30ª passagem. A partir da 30ª passagem, dentro do mesmo mês, o valor da tarifa cobrada permanece com o desconto máximo.


Já o condutor que não tiver a tag terá outras alternativas para fazer o pagamento do valor do pedágio em até 15 dias depois da passagem pelo pórtico ou pagar de forma antecipada e gerar um crédito de passagem com a concessionária. No formato digital, será possível efetuar o pagamento por meio do aplicativo e do site da EPR Sul de Minas www.eprsuldeminas.com.br/freeflow


No modo presencial, o motorista poderá realizar o pagamento no totem da Bases de Serviços Operacionais (BSOs) da concessionária localizado no km 53 da MG-290, em Ouro Fino, em qualquer uma das demais sete praças de pedágio EPR e em estabelecimentos conveniados.


Caso o débito da passagem não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo free flow, o proprietário do veículo receberá uma multa por evasão de pedágio, que acarreta no pagamento de R$ 195,23 ao Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


INFORMAÇÃO


Até a conclusão da instalação do pórtico e início da operação em caráter educativo, a EPR Sul de Minas e o Governo do Estado realizarão uma campanha educativa à população, informando como funciona o novo sistema free flow, seus benefícios e as formas de pagamento.

Comments


bottom of page