top of page
Writer's pictureTV CULTURA MINEIRA

Rio Sapucaí Mirim transborda e interdita parte da Av. Faisqueira em Pouso Alegre

Rua Moisés Lopes Filho foi inundada junto com áreas de várzeas às margens do rio

Transbordamento do rio Sapucaí Mirim afeta áreas baixas do bairro Faisqueira


O transbordamento do rio Sapucaí Mirim, em Pouso Alegre, já provoca inundações em áreas de várzeas às suas margens. O registro mais recente é de trecho da Av. Faisqueira, que teve a sua primeira etapa concluída e inaugurada e foi atingida pela enchente do rio. O tráfego de veículos foi interditado a partir da segunda rotatória em diante, no sentido ao bairro, na manhã desta segunda-feira (30).


As águas passaram a ocupar toda a baixada que margeia o rio, chegando próximo a edificações. A parte alagada ainda não está sendo utilizada, mas já atingiu um dos acessos à rodovia, a Rua Moisés Lopes Filho, que foi interditada ao tráfego de veículos e o acesso estava sendo feito pela Rua Damião Rodrigues Ferraz. Agora há pouco a Prefeitura comunicou a interdição de parte da Via Faisqueira também. 


Com a redução do volume de chuvas neste domingo (29) e estiagem na manhã desta segunda-feira, a perspectiva de redução do volume de água no local pode não ocorrer, pois no fim de semana choveu volumosamente na cabeceira do rio Sapucaí Mirim e há tendência de as águas estarem chegando por aqui nas próximas horas. Então, mesmo com a estiagem, a inundação poderá persistir, em decorrência de chuvas em locais mais acima, avaliam órgãos de monitoramento.


Sobre a inundação de trecho da Via Faisqueira, a Prefeitura comentou em nota enviada à imprensa: 

“Informamos (sic) que este ponto específico da Via Faisqueira é um dos mais baixos da região devido à presença de uma linha de distribuição da Cemig. Essa característica, somada ao aumento do nível do rio Sapucaí Mirim, faz com que o escoamento do volume de água represado na várzea ocorra de forma mais lenta.


Ressaltamos (sic) que essa condição já havia sido prevista durante o desenvolvimento do projeto, mas foi considerada a solução mais viável a ser executada. Isso porque, mesmo em casos de transbordamento em situações extremas, haverá outras vias disponíveis no bairro Faisqueira, garantindo a mobilidade da população e minimizando impactos significativos no deslocamento. Ressalta-se que a obra está em andamento e não foi finalizada.


A área está sendo monitorada continuamente por equipes técnicas da Prefeitura para garantir a segurança da população”.


A interdição de parte da Av. Faisqueira foi após a divulgação da nota da Prefeitura.



Comentários


bottom of page