top of page

POUSO ALEGRE - Projeto do viaduto da Perimetral e ponte estaiada é apresentado pela Prefeitura

Ponte terá o pórtico central mais alto do Brasil, com mais de 62 metros de altura


Pouso Alegre conhece nesta segunda-feira (1º) um dos maiores e mais ambiciosos projetos de infraestrutura urbana do município: a construção de um viaduto e ponte estaiada na Av. Perimetral, nas imediações da junção com a Praça Senador Eduardo Amaral e Av. Vereador Antônio da Costa Rios, que dá acesso ao bairro São Geraldo. O projeto visual foi apresentado pela empresa DAC, contratada pela Prefeitura, durante cerimônia no Gabinete do Prefeito, onde reuniu imprensa, vereadores, secretários municipais e convidados. 



Descrito como visionário, a edificação planejada inclui estruturas pré-moldadas para agilizar a construção. A previsão da DAC é que os viadutos estejam prontos em até três anos. Além disso, os espaços sob eles devem incorporar projetos que promovam a ocupação e uso inteligente do espaço urbano.


Atualmente, cerca de 14 mil veículos trafegam diariamente pela Av. Perimetral. Estudos indicaram que o viaduto na região do São Geraldo é essencial para redirecionar o trânsito na rotatória da rodoviária, aliviando o fluxo e melhorando a fluidez na área. Paralelamente, a ponte estaiada não apenas cumprirá um papel funcional, mas também será um marco arquitetônico, totalmente iluminada, sendo a primeira do Sul de Minas e a maior do Brasil em termos de altura do pórtico central, que atingirá impressionantes 62,20 metros, revela a Prefeitura.


O próximo passo será a abertura de um processo licitatório para selecionar as empresas que executarão as obras. Em um esforço de modernidade e transparência, a maquete eletrônica do projeto está disponível para consulta pública através do link: https://storage.net-fs.com/hosting/7911283/15/ .


Conforme relatos do prefeito Coronel Dimas Fonseca, “a Prefeitura está comprometida com a melhoria da infraestrutura viária e da mobilidade urbana. A cidade está passando por um processo de descentralização dos serviços públicos, com a implantação de UPA e Unidades Básicas de Saúde em diversos pontos da cidade, além de novos equipamentos de lazer e sociais distribuídos estrategicamente”.


Segundo o gestor, “este grande projeto marca um novo capítulo na história de Pouso Alegre, prometendo transformar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos”.

Comments


bottom of page