top of page

Mulher é autuada pela polícia no Sul de Minas por comprar jabutis pelo Correios

Lei proíbe comércio e manutenção de animais da fauna silvestre em cativeiro


Uma mulher de 29 anos foi autuada pela Polícia Civil em Ouro Fino, no Sul de Minas, após receber pelo Correios um casal de filhotes de jabuti, animal da fauna silvestre brasileira proibido de comercialização, utilização, manutenção em cativeiro, perseguição, destruição, caça ou apanha. A autuação ocorreu nesta quinta-feira (23), com participação da Polícia Militar.


A equipe da Delegacia de Ouro Fino, junto com policiais militares, encontrou os animais em uma caixa, ao realizar diligências na casa da suspeita, no bairro do Alto. Ela disse que adquiriu os dois jabutis de um vendedor de Mauá, no interior de São Paulo, e alegou que não sabia da ilegalidade ao adquirir os filhotes. Os animais foram apreendidos e entregues à Polícia Militar Ambiental.


Por se tratar de crimes de menor potencial ofensivo, a investigada foi ouvida e liberada, mediante compromisso de comparecer aos atos policiais e judiciais.

Segundo lei, os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha.


OUTRO CASO

Na semana passada, outra apreensão de animais silvestres comercializados ilegalmente via Correios foi feita no Sul de Minas. Três jovens de 19 anos foram atuados pela Polícia Civil por tráfico de animais exóticos da fauna silvestre. Eles haviam recebido um lagarto teiú e duas cobras-de-milho através do serviço postal. Os animais eram transportados em recipientes plásticos e colocados em precárias caixas.

留言


bottom of page