Combate ao fogo entra pelo 9º dia consecutivo, com ações em Santa Rita do Sapucaí e Bela Vista
O combate ao incêndio na Serra do Paredão, entre os municípios de Santa Rita do Sapucaí e São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas, já entra pelo 9º dia consecutivo.
O fogo persiste em alguns locais, destruindo a mata nativa, pastagens e ameaçando expandir para lavouras e áreas habitadas. Conforme o Corpo de Bombeiros, já foi queimada uma extensão de 1.100 hectares, o equivalente a 1.100 campos de futebol.
No início da tarde desta segunda-feira (15), o Corpo de Bombeiros Militar informou que “em conjunto com as Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil de Santa Rita e Bela Vista, conseguiu controlar as chamas na face norte (Bela Vista) da Serra do Paredão. Restam apenas focos isolados na região do paredão e alguns focos próximos a pastagem, onde poderão ser debelados facilmente. Os aceiros foram fundamentais para retardar a propagação do incêndio e permitir que pudéssemos nos aproximar das chamas para extingui-las. Os trabalhos continuam na face sul (Santa Rita do Sapucaí)”.
Às 16h17 desta terça-feira (17), um novo relatório sobre a situação foi passado à imprensa pelo Corpo de Bombeiros. As informações são essas: “9⁰ dia de combate ao incêndio na Serra do Paredão. Em sobrevôo com o drone pela manhã, conseguimos identificar dois focos remanescentes. Um deles, em área de mata fechada, foi acessado pela equipe de intervenção, que compreende voluntários e bombeiros militares, totalizando 35 pessoas.
Foi realizado combate direto até o ponto que a inclinação do terreno permitiu. O outro foco está sendo monitorado, e avança em direção a área de pasto, mas ainda distante. A Defesa Civil de Santa Rita está no local em prontidão, juntamente com voluntários e brigadistas, realizando combate indireto por meio de construção de aceiros. Conforme estimativas a área queimada ultrapassa 1100 hectares.
Não foram visualizados animais mortos. Na face norte, está sendo realizado monitoramento para verificar se há risco de reignição, visto que o combate à linha de fogo foi realizado na data de ontem”.
Comments