A Prefeitura de Pouso Alegre está concluindo a estruturação do arcabouço legal que permitirá a recriação da Guarda Municipal na cidade.
Como o prefeito Cel. Dimas (Republicanos) adiantou em entrevista exclusiva ao R24, a corporação será recriada em 2025 e disporá de armamento para atuar em praças públicas, escolas, zona rural e proteção às mulheres.
Nesta sexta-feira, 22, o prefeito se reuniu com o superintendente de Defesa Civil e Social, Anderson Silveira, para a revisão de documentos considerados fundamentais para a recriação da Guarda Civil Municipal (GCM).
Segundo informado pela Prefeitura, a reunião teve o objetivo de acelerar os processos burocráticos e legais necessários para a implantação da nova corporação, tais como:
– Criação da Secretaria Municipal de Defesa Social– Estatuto da Guarda Civil Municipal– Projeto de Lei do Código de Conduta Ética Disciplinar– Código dos Brasões da Guarda Municipal
No informe enviado à imprensa, a Prefeitura detalhou como será a atuação da Guarda. “Entre as principais funções da Guarda Municipal estarão as rondas preventivas, ações de prevenção e atuação rápida em situações emergenciais, além de contribuir para o descongestionamento das forças estaduais. A Guarda também terá um papel importante na promoção de programas educativos e campanhas de conscientização sobre segurança e cidadania”, informa.
Botão de Pânico para mulheres com medida protetiva
Ainda no informe da Prefeitura, foi apresentado como ‘Um dos destaques da Guarda’ o uso de um ‘Botão de Pânico’, ferramenta de segurança que permitirá às mulheres com medida protetiva acionar a corporação diretamente pelo celular, garantindo um atendimento imediato. Além disso, essa ferramenta também será disponibilizada para os profissionais nas escolas, ampliando a segurança no ambiente educacional, diz a Prefeitura.
Comments