Chuvas no Sul de Minas até domingo podem ultrapassar volume previsto para o mês
- TV CULTURA MINEIRA
- Jan 31
- 2 min read
Inmet emitiu alerta de chuvas ainda mais fortes nos municípios próximos à divisa com SP

Até domingo (2) a região sul-mineira terá grande volume de chuvas
(Foto: Divulgação/Inmet)
A região do Sul de Minas terá chuvas fortes nos próximos dias. Esta é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (30), que emitiu alertas de tempestades no período até o próximo domingo (2).
O volume de chuvas em três ou quatro dias, segundo Inmet, será elevado e pode corresponder a quase toda a chuva prevista para o mês de fevereiro, podendo alcançar precipitações de 200 a 300 mm e serem ainda mais fortes na divisa com São Paulo, com alcance de 400 mm.
Os órgãos municipais da Defesa Civil nos municípios sul-mineiros já entraram em alerta e estão atentos às áreas de risco de deslizamento e alagamentos, inclusive já adotam medidas de proteção às pessoas porventura atingidas pelos desastres naturais.
As orientações são para que as pessoas evitem deslocamentos desnecessários para essas áreas de risco extremo. Veja outras recomendações dos órgãos de segurança:
DICAS DE PREVENÇÃO:
1. Antes de sair de casa, consulte as condições da estrada e mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos. Só siga adiante se a água estiver abaixo do meio da roda.
2. Não tente atravessar enxurradas.
3. Em caso de raios e tempestades, procure abrigo em construções e veículos. Se estiver ao ar livre e não houver abrigo disponível, posicione-se em posição de agachamento, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.
4. Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia da área afetada o mais rápido possível.
5. Após a ocorrência do deslizamento, não retorne à área de risco, até que as autoridades deem a devida liberação e garantam a segurança.
6. Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil.
Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre, com informações do Inmet
Comments