top of page

Chuvas em Pouso Alegre e grande parte do estado devem continuar até sexta-feira

Inmet emitiu alerta para 720 municípios do estado. Tempestades em 300 deles 


Minas quase toda debaixo de chuva. Esta é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (7), que emitiu dois alertas para 720 municípios do estado, sendo que em 300 deles, incluindo Pouso Alegre e demais da regão Sul, as precipitações serão mais intensas. Os alertas são válidos para até às 10h desta sexta-feira (8). 

Há previsão de chuvas em cerca de 85% da área do estado. O comunicado indica possibilidade de pancadas entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia de volume de água, o que é considerado chuva forte e "perigo potencial". Além disso, há chance de ventos de 40-60 km/h. A velocidade pode ocasionar corte de energia elétrica. 


Segundo o Inmet, a situação é mais crítica nas regiões do Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Regão Oeste. Cerca de 300 municípios dessas regiões fiam em alerta máximo, já que a previsão indica chuvas de 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, acompanhadas de ventos de 100 km/h.  


"Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", informou o instituto. Ambos os alertas são válidos até as 10h de sexta (8). 


DICAS DE PREVENÇÃO:


1. Antes de sair de casa, consulte as condições da estrada e mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos. Só siga adiante se a água estiver abaixo do meio da roda.


2. Não tente atravessar enxurradas.


3. Em caso de raios e tempestades, procure abrigo em construções e veículos. Se estiver ao ar livre e não houver abrigo disponível, posicione-se em posição de agachamento, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.


4. Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia da área afetada o mais rápido possível.


5. Após a ocorrência do deslizamento, não retorne à área de risco, até que as autoridades deem a devida liberação e garantam a segurança.


6. Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil.

Comments


bottom of page