O fechamento do acesso a uma estrada vicinal às margens da BR 459, que passou a ser administrada pela concessionária EPR Sul de Minas causou revolta em moradores e lideranças políticas.
O trecho em questão fica no KM 116 da BR-459, próximo de uma praça de pedágio. A barreira, colocada pela concessionária EPR Sul de Minas, bloqueou o acesso aos bairros Timburé, Bom Jardim e Alto das Cruzes, que pertencem aos municípios de Santa Rita do Sapucaí e Cachoeira de Minas.
Moradores e políticos gravaram vídeos e postaram nas redes sociais revoltados com a situação. Ao lado do prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Leandro Mendes, o Deputado Federal Rafael Simões diz que acionou o Poder Judiciário para liberação da entrada rural. “Isso aqui é uma aberração jurídica. Como quem vem aqui e fecha uma entrada de uma estrada municipal?
O governador de Minas Gerais deveria ter vergonha disso. Primeiro que ele colocou aqui um pedágio caríssimo, pra nada. Agora, vem aqui e fecha uma entrada com mais de 100 anos? Não vai ficar assim não”, disse o deputado, em vídeo gravado no local. O deputado encerrou o vídeo afirmando que irá notificar a concessionária EPR para que em 24h possa retirar a barreira. Caso não seja atendido, o deputado informou que vai entrar com reintegração de posse.
O QUE ARGUMENTA A EPR
Em nota enviada a nossa reportagem, a EPR Sul de Minas informou que o acesso é irregular e fica em um trecho de curva, oferecendo riscos de acidentes. A medida, segundo a empresa, foi realizada em conformidade com as normas técnicas e diretrizes do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) e tem como objetivo reduzir o risco de acidentes e reforçar a segurança de motoristas e passageiros.
Ainda de acordo com a EPR, estudos técnicos apontaram que o acesso apresentava riscos elevados à segurança viária, devido à geometria inadequada, ausência de sinalização, inexistência de faixas de desaceleração e interferências no fluxo da rodovia. Esses fatores aumentavam a probabilidade de colisões, frenagens bruscas e manobras perigosas. Veja a nota na íntegra:
“A EPR Sul de Minas informa o fechamento do acesso irregular localizado no km 116+045 da BR-459 em um trecho de curva. A medida, realizada em conformidade com as normas técnicas e diretrizes do DER-MG, tem como objetivo reduzir o risco de acidentes e reforçar a segurança de motoristas e passageiros.
Estudos técnicos apontaram que o acesso apresentava riscos elevados à segurança viária, devido à geometria inadequada, ausência de sinalização, inexistência de faixas de desaceleração e interferências no fluxo da rodovia. Esses fatores aumentavam a probabilidade de colisões, frenagens bruscas e manobras perigosas.
A EPR Sul de Minas destaca que a medida é fundamental para prevenir acidentes e assegurar uma circulação mais segura nos trechos sob sua concessão. O compromisso com a preservação de vidas e a promoção da segurança viária é prioridade da concessionária.”
fonte: Fernando Lima
Comments