top of page
Writer's pictureTV CULTURA MINEIRA

Posto de Coleta de Leite Materno realiza trabalho fundamental de saúde para bebês no HCSL

O foco do trabalho do Posto de Coleta de Leite Materno do Hospital das Clínicas Samuel Libânio é oferecer leite materno pasteurizado para os bebês de alto risco das unidades neonatais do HCSL.



“O Hospital tem em média 36 leitos neonatais e os bebês precisam muito do leite que vem por meio de doações. Toda a doação de leite que chega é analisada e após avaliação médica e de enfermagem, o alimento é aceito para doação”, explica a enfermeira responsável técnica, Aline Cristina Martins.


O Posto de Coleta de Leite Materno do HCSL atende também mães e gestantes para pré-natal pediátrico, mães lactantes para estímulo de amamentação exclusiva do bebê e doadoras em potencial. “Aqui orientamos sobre a amamentação, ajudamos as mamães com dicas, tratamentos e treinamentos. Atendemos doadoras de leite materno e bebês internados que precisam desse leite. Aqui, as mães encontram a confiança nos profissionais de saúde para enfrentar os desafios da amamentação”, explica a coordenadora Aline Martins.


Doações externas de leite


O trabalho de recebimento de doações externas é realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre com a participação das mães, que fazem a ordenha do seu leite em casa para oferecer em doação para aqueles bebês que precisam. “A paciente doadora que está na sua residência recebe todas as orientações necessárias e todo o material que precisa para fazer essa ordenha. O trabalho do Corpo de Bombeiros facilita o acesso dessa mãe, que não precisa ir até o hospital para fazer a doação. O projeto social Bombeiro Amigo do Peito visa o apoio ao aleitamento materno e as atividades de coleta”, conta Bárbara Degaspare de Carvalho Thomaz, soldado do Corpo de Bombeiros.


Por exemplo, o Corpo de Bombeiros juntamente com a equipe do HCSL passa semanalmente no bairro São João na casa de Jéssica Duque Miranda, mãe da pequena Maria Alice Duque Miranda, para retirar todo o leite que está sendo doado. Depois disso, o leite é encaminhado para o Banco de Leite da cidade de Varginha, onde é pasteurizado e devolvido para o Hospital Samuel Libânio, ajudando a salvar a vida de muitas crianças. “Fico feliz em poder ajudar nesse projeto. É importante a gente ter para quem doar e não acabar desperdiçando esse leite que é fundamental para a saúde dos bebês”, afirma uma das mães doadoras, Jéssica Miranda.


O leite materno é o principal alimento para qualquer bebê. “Precisamos incentivar e conscientizar sobre a amamentação. No Banco de Leite do HCSL estimulamos a amamentação, ajudamos as mamães com dicas, tratamentos e treinamentos. Atendemos doadoras de leite materno e bebês internados que precisam desse leite”, conta a enfermeira Aline.


O setor de UTI neonatal e materno infantil do HCSL tem diariamente dezenas de bebês internados, principalmente prematuros. Pouso Alegre tem um posto de coleta do Banco de Leite desde 2007, na Rua Comendador José Garcia, ao lado do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que fica aberto de segunda a sexta-feira.


Fonte: Fernando Lima

Com informações e fotos da ASCOM Univas/Fuvs

Comments


bottom of page